Como limpar os alimentos corretamente.

Você sabe como limpar as suas frutas e verduras quando chegam da feira?
Não, né!

Se liga na dica da #futuranutri


Imagem retirada da Internet

Antes de guardarmos todas as verduras, frutas e legumes na geladeira devemos primeiro higienizar. Você pode até falar que não tem tempo e que depois faz, mas é melhor perder uns minutinhos agora do que uns dias no banheiro com uma infecção intestinal!

Vamos para o passo a passo!

1. Selecionar, retirando as folhas, legumes e frutas danificadas.
2. Lavar em água  corrente e potável os vegetais folhosos, folha a folha, e as frutas e legumes, um a um; 
3. Colocar de molho, em água clorada, de 15 a 30 minutos, com hipoclorito de sódio, na concentração de 10 gotas em 1 litro de água. Outra opção é a agua sanitária, na diluição equivalente a 1 colher (sopa) rasa em 1 litro de água.
4. Enxágue bem para eliminar todos os resíduos.
5. Deixar os vegetais limpos e secos guardados na geladeira, dentro de sacos plásticos próprios para o armazenamento de alimentos, até o momento de servi-los.

OBS: O vinagre pode também ser utilizado na higienização, no entanto ele possui apenas a característica de afastar os microorganismos presentes no alimento e não a função de matá-los.
  • Colocar 2 colheres de sopa de vinagre  para cada litro de água. Daí, é só deixar as verduras e as frutas mergulhadas neste preparado por 30 minutos. Se existirem larvas vivas, o vinagre não vai matá-las, mas faz com que se soltem das folhas. Então, é preciso passar novamente em água corrente para eliminá-las da salada.
.

As frutas e verduras consumidas com casca devem ser lavadas com esponja molhada em água com solução de vinagre , em seguida passada em água corrente para extrair as larvas e bactérias. EX: BANANA, MELANCIA, MAMÃO, ETC.




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...