O que é páscoa para você?

Como hoje é domingo de pascoa irei fazer esse post especialmente para explicar o significado de alguns símbolos e curiosidades desta época tão importante para os cristãos.
 
A páscoa para os cristãos
 
Páscoa ou Domingo da Ressurreição é um festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário.  É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.
 
Como surgiu o ovo de páscoa?
 
O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém em datas diferentes.
O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.
 
E o coelho da páscoa?
 
 
A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII. No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.
Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos. Desde então as crianças sempre acreditaram no coelhinho da páscoa, a história que seus pais contavam para elas. O Coelhinho da Páscoa é a principal atração entre as crianças.
E é um pouco contraditório já que os coelhos são mamíferos, portanto não põem ovos.

O porquê do peixe na sexta feira santa.
 
Durante toda a Quaresma é proposta aos Católicos o jejum, a oração e/ou a abstinência a fim de que estes possam vivenciar os quarenta dias que Jesus jejuou no deserto. Durante esse período é proposto que se abstenham de comer ou fazer algo e que o dinheiro que sobre dessa abstinência seja entregue a boas causas. Nas Sextas-feiras da Quaresma pode ser proposta, por exemplo, a abstinência de carne, por esta ser um alimento mais pesado e tradicionalmente mais caro.
 
Você conhece o bredo?
 
O bredo é um produto típico da Semana Santa, principalmente no Nordeste do Brasil. Essa planta é uma erva daninha que costuma crescer de forma espontânea. Ela é utilizada na gastronomia para incrementar os pratos preparados com leite de coco, que também é bem comum nesta época.
OBS: ele é bom para anemia e osteosporose.
 
Espero que vocês reflitam sobre o verdadeiro sentido da pascoa!
Fonte: wikipedia

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Amiga... hj vim lhe desejar feliz Páscoa!
    Sempre que pensar em desistir de algo, lembre-se deste GRANDE HOMEM que foi exemplo de amor, humildade e persistência!

    Bjs da Su!
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada SU, feliz pascoa pra vc também! bjs

      Excluir
  2. Amiga! Estou passando só para ver se tem post novo!

    Bjs da Su!
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su infelizmente essa semana foi complicado para mim, além de ter voltado para o trabalho depois de 7 meses em casa ainda esta sendo semana de provas. Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...