Por que o sódio engorda?

Gente estou tentando perder peso e viver uma vida mais tranquila em relação a minha alimentação.
Hoje vou falar de um dos vilões, para uma alimentação saudável e na perca de peso para quem quer emagrecer.
O sódio
 
O sódio  é um elemento de origem mineral que unido a um outro elemento, o cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal, como o conhecemos de forma comum. Só que o sódio não é só encontrado no sal, mas também em quase todos alimentos industrializados.
Ele faz o organismo reter líquido, deixando você inchada e propensa a ganhar peso.
OBS: Quero deixar bem claro que o sódio só é prejudicial em excesso, pois ele é necessário para o nosso organismo.
Contraindicações
  • Aumento da preção arterial, sendo o grande responsável por Acidentes Vasculares Celebrais (AVC) e infartos, que hoje matam milhares de pessoas por ano.
  • Problemas renais, arritmia, etc.
  • Ele é viciante, então quanto mais ingerido é sódio mais você quer e com isso exagera nas calorias. Consequentemente engordando!

*Por que apesar de todos problemas causados pelo seu excesso devemos consumi-lo?
O sódio, componente vital do corpo, é essencial para a manutenção de várias funções fisiológicas do organismo: transmissão nervosa, contração muscular, manutenção da pressão arterial e equilíbrios de fluídos e ácido básico, além de ser importante para o transporte de muitos nutrientes no intestino delgado e nos rins, dentre eles o Cloro, aminoácidos, glicose, galactose e água, sendo a sua maior fonte o cloreto de sódio ou o sal de mesa.
 
Alimentos que estão proibidos na dieta de pessoas que querem perder peso e manter a saúde em dia.
  • Refrigerantes em qualquer forma está proibido.
  • Salgadinhos industrializados
  • Embutidos
  • Biscoito recheado
  • Sopas industrializadas
  • Macarrão instantâneo, a não ser que retire o tempero!
*Será que posso trocar o sal normal pelo light?
Pode sim, mas há uma contraindicação em relação as pessoas que tem problemas renais.
 
*Qual a quantidade de sal recomendada para o consumo sadio por dia?
5gr de sal por dia, que equivale a uma tampinha de caneta bic.
 
Então a dica é: Cuidado na dosagem , pois tudo em excesso, seja para mais ou para menos, faz mal a saúde.
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Genteee!
    que isso!!
    misericordia haha!
    amei saber! a briga com a balança esta feia hahah!
    beijo
    Taty
    http://divasblogtms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, produtos industrializados são horríveis para a saúde!
    A melhor coisa que fazemos é comer produtos o mais natural e orgânico possível.
    Muito boas as dicas ;)

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse é um veneno para nosso corpo e carboidrato também.
    Boa terça-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Deixei de tomar refrigerante hahaha beijos adorei o post
    http://karycrys.blogspot.com.br/2015/02/1-peca-compondo-3-looks-projeito.html?showComment=1423045761986#c3881929959500524772

    ResponderExcluir
  5. Outro dia fiquei pasma com a quantidade de sódio da Coca Zero, já viu? Muita gente troca a normal pela zero achando que não tem problema...mas tá aí! Òtimo vc falar sobre isso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. eu já tentei entrar várias vezes em dieta e tenho que ser sincera sou totalmente fraca, sempre desisto sou apaixonada por biscoito recheados, refrigerantes, ai ai e são os vilões, amei o post beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Minha flor
    nossa ótimo post eu tb vivo cuidando da alimentação
    mas eu nos últimos 2 meses me perdi um pouco mas quero voltar ao foco
    pois quero perder alguns quilinhos
    bjss

    Batom&Blush |http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|

    ResponderExcluir
  8. E verdade,o tipo de alimentação faz toda diferença.Vale a pena investir em hábitos saudáveis.
    Muito bom seu post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Bem legal o post e as dicas para ficamos bem informada. é bom ter cuidado para não exagerar no sódio.

    http://www.eriikaleao.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que maximo esse post amei a dica arrasou.
    Vídeo Novo: https://www.youtube.com/watch?v=1LOCPg0HbTA

    ResponderExcluir
  11. Sal demais causa um inchaço. Eu tive um no último período da faculdade, meu pé ficou horrível e meus braços também.. Coisa de louco.. Agora eu estou normal.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  12. Adorei a postagem, e sabe eu mudei o meu sal comum agora só uso o sal marinho e mesmo assim diminui ele tb e é visível a mudança na nossa saúde mesmo.

    Bjs
    blogperfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Verdade! Incha e engorda demais!
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  14. amo sal com moderação, muito nem pensar!
    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu já percebi que engorda demais mesmo ein :/.

    ♥ Beijinhos♥
    Blog: http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com/
    Canal No Youtube: https://www.youtube.com/user/alemdapenteadeira/

    ResponderExcluir
  16. Meu único problema são com os embutidos! Amoooo ai céus rsrsrs
    bjs - queremos esmaltadas heim rsrsrsr
    www.penelope-esmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Íris, querida, bom dia!
    Tudo bem por aqui?
    Assustador o qto o sódio é bombástico, né?
    Sabe que evito ao máximo o macarrão instantâneo?
    De qquer forma, qdo a correria fala mais alto e eu tenho que apelar pra ele, nunca uso o tempero do envelopinho. Sempre faço o meu. É uma alternativa mais saudável, né?

    Excelente post, querida!
    Agora vou correr lá para o seu vídeo da Glambox!
    Bjs e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  18. Oii...nossa super explicadinho seu post! É muito bom saber o quanto faz mal o sódio em excesso né! Mas confesso que eu adoroooooo miojo viu!! hehehe...
    Vem dar uma olhadinha no meu blog. Beijos
    http://lucianabotacini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...